FOTOGRAFIA DE EVENTOS SOCIAIS
Coordenação: Prof. Antônio Alberto Mello Simão
Aulas teóricas em sala na SFF:
• 1ª e 2ª aula – Serão abordados todos os assuntos constantes do programa, inclusive, sobre
empreendedorismo e marketing de venda.
Aulas práticas em ambientes da SFF:
• 3ª aula – O controle da luz. Prática das técnicas de iluminação com flash.
• 4ª aula – Fotografias normalmente realizadas em um aniversário infantil (principais técnicas).
• 5ª aula – Fotografias normalmente realizadas em casamento interno e fotografias com iluminação de pista de dança (principais técnicas).
• 6ª aula – Fotografia de casamento em área externa, podendo ser nas instalações da Sociedade Fluminense de Fotografia, ou quando possível, em uma Igreja e/ou no entorno de uma Igreja.
Observação: Todas as aulas práticas contarão com modelos para que os alunos, além de aprender as técnicas informadas, iniciem o seu portfolio.
Síntese dos assuntos abordados:
• Ser dono do seu nariz ou da sua “Empresa”? Quais os riscos de ter o próprio negócio?
• Equipamento (analógico e digital).
• Luz ambiente e luz de vídeo. A relação de luzes. Luz principal, de enchimento e de fundo.
• Lentes e acessórios mais utilizados em fotografias de casamento.
• Tipos de fotômetros: Matricial – Central – Pontual.
• Flash manual, automático e TTL. Como funcionam. Um, dois, três ou mais flashes. O flash com difusor. O flash com suavizador. O flash rebatido. Light-sfere (Gary Fong) e Onni Balser. Flash de relevo, pontual, remoto e outros. A técnica do Strobist. O balanceamento do branco. Utilização de filtro branco ou cartão cinza a 18%. A fotografia sem flash, com flash, com flash e luz contínua ou só com luz contínua. A luz de LED.
• Composição, criatividade e fotojornalismo. A linguagem Clássica e a Moderna.
• Estúdio e/ou estúdio portátil – fotos que fazem diferença. O roteiro Moderno.
• Filme colorido e P/B. a captura digital. Fotografando com RAW ou JPEG.
• O perfil e a postura do fotógrafo social.
• Fotografias em empresas, residências e recepções. O Making of nos eventos. O contrato.
• Fotogenia – dinâmica do rosto. A iluminação adequada.
• Como diagramar o seu trabalho.
• Marketing para fotógrafos.
Equipamento mínimo desejável:
• Câmera digital com ou sem flash.
• Flash Manual, Automático ou TTL (importante que tenha cabeça rotacional).
OBS: 1- Os alunos serão acompanhados e avaliados constantemente durante o curso.
2 - Saída, guarda e responsabilidade pelo material serão por conta do aluno.
Carga horária: 06 aulas de 3 horas cada = 18 horas/aula.
Fornecimento de Apostila
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